Sedentarismo espiritual

8 de julho de 2019

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tg 1.22

Hoje o mundo vive uma epidemia chamada sedentarismo, estima-se que grande parte da população esteja bem acima do peso.
Mas o que significa literalmente esse termo? Muitas pessoas pensam rapidamente que sedentária á uma pessoa acima do peso, mas esse termo indica a ausência ou diminuição de exercícios físicos, essa é considerada a doença do século, e esse comportamento está associado ao cotidiano, aos confortos proporcionados na nova realidade social, assim as pessoas ingerem muitas calorias e não desenvolvem atividades que gaste essas calorias, se tornando assim sedentárias, ou com hábitos sedentários.

Mas olhando para a realidade eclesiástica pode-se constatar outro tipo de sedentarismo, o sedentarismo espiritual. Aplicando o mesmo conceito do sedentarismo a vida espiritual, temos o seguinte indivíduo: Um cristão de uma longa caminhada, que aprendeu muito sobre a Bíblia, recebeu muita orientação através de estudos, palestras, congressos e livros, contudo esse indivíduo não colocou em prática tudo o que aprendeu, e assim acabou se tornando um obeso espiritual, ou seja, uma pessoa com muito mais conhecimento bíblico do que consegue praticar.

Uma das causas que leva ao sedentarismo espiritual encontramos no versículo acima, quando a pessoa se torna apenas ouvinte da palavra e não praticante. O ouvinte da palavra, ingere muita coisa, quando a pessoa só ouve não pratica existe um acumulado de conhecimento sem prática, é o que diagnosticamos de sedentarismo espiritual.

E a questão é porque o cristão cheio de conhecimento não pratica o que aprendeu? Um dos fatores que gera o sedentarismo físico é o excesso de conforto, que deixa a pessoa mais preguiçosa fazendo com que ela se afaste das atividades físicas.

Essa causa pode ser muito bem aplicada ao sedentarismo espiritual. Assim pode estar acontecendo com você, ou com as pessoas da sua igreja. A igreja hoje em sua grande maioria é tão bem organizada que acabou criando um certo “conforto espiritual”, parece que tudo funciona bem, não preciso me envolver.

As consequências de uma vida espiritual sedentária podem ser catastróficas, podendo resultar em uma regressão funcional, ou seja, a vida espiritual sedentária não cumpre com os propósitos de Deus. Existe também a perda de flexibilidade, o sedentário espiritual se torna arrogante e critico, não faz nada e ainda critica os que fazem, não dá o braço a torcer para novas ideias.

A principal indicação contra o sedentarismo espiritual está no versículo base. Seja praticante da palavra, mexa-se, cresça na prática da palavra, participe de um ministério na igreja, tenha como propósito falar pelo menos para uma pessoa por dia do amor de Jesus, envolva-se em movimentos missionários, participe dos mutirões que a igreja faz em prol do patrimônio. Ore, seja um intercessor, uma das atividades básicas da vida cristã é a oração. Creia de todo o coração naquilo que você já aprendeu da palavra e espere que Deus lhe proporcionará experiências inexplicáveis.

Avatar

SOBRE O AUTOR

Autor Desconhecido

POSTE UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *