O Jovem e a Missão

5 de julho de 2019

Certa vez li a seguinte frase de Aristóteles: “Onde as necessidades do mundo se cruzam com as suas possibilidades, aí está a sua vocação”. É interessante pensar que podemos sinalizar o reino de Deus fazendo parte de Sua missão com aquilo que Ele tem colocado em nossas mãos através de dons, talentos e principalmente da vocação. É bom sentir a graça do Pai, sempre disposto a nos moldar, que nos dá a oportunidade de cooperar com sua missão mesmo com nossas falhas e pecados. A missão que o Pai nos chama a cooperar, a vocação que Ele nos concede, pode ser realizada de diversas maneiras, no dia a dia, demonstrando amor para o segurança da Universidade ou seguindo para o Haiti evangelizando meninos em um vilarejo e jogando futebol, sinalizando o reino e testificando que pessoas estão se tornando Igreja.

A consciência de que a missão deve ser cumprida em nossas vidas deve existir todos os dias, a cada despertar, enquanto as misericórdias do Senhor se renovam sobre nós e dessa maneira nos dá o privilégio de fazer parte do projeto que Ele tem para o mundo.

Percebo que muitos jovens tem experimentado e vivido esse privilégio. Primeiramente dando um sentido real a missão no contexto diário, seja nos estudos, no trabalho, em casa, enfim, onde Deus permitir que coloquem os seus pés, fazendo com que sejam instrumentos de bênção e proclamação. Em segundo lugar percebo isso através de áreas mais específicas, como através de projetos pontuais que apoiam missionários e os alegram como o apóstolo Paulo fazia, ou através do sustento financeiro, através da oração, seguindo para uma preparação teológica ou ministério de modo temporário ou efetivo para um determinado campo missionário. Louvo a Deus por isso e intercedo para que aquilo que Ele tem nos confiado seja atendido pelos jovens desta geração. Para que independente da ação que glorifique ao Pai, a vida missional e o pertencimento nas mentes e corações desse movimento aconteçam com o reconhecimento de que somos enviados d’Ele, nos atentando as direções que Ele nos dá para cumprir sua vontade.

Creio que nesta linha as seguintes frases da missionária Analzira se aplicam muito bem:
“O tempo é como a vida, uma vez em vida não se recupera mais. Se o teu presente for bem aplicado, terás no futuro orgulho do teu passado” Analzira Nascimento – missionária da JMM por 17 anos na Angola.

“É agora, é hoje, que nós podemos fazer a diferença. É agora, não existe o amanhã, o passado já foi e o amanhã você está fazendo agora! Então é hoje que podemos fazer a diferença! É hoje que podemos mudar e escrever uma nova história! É hoje que podemos fazer o amanhã! É hoje que podemos participar dessa história linda que Deus está escrevendo no mundo! Qual a sua história? Que história você quer deixar? Qual a tua missão? Qual é a tua vocação?” – Analzira Nascimento

Como jovem eu busco com a minha geração, cheia de vida e sonhos, que de fato o aqui e agora, enquanto me planejo, estudo e dou passos para o meu futuro sejam bem aplicados e vividos para uma humanidade mais justa, com relacionamentos naturais e empáticos, mais alegre e íntegra e sei que isso acontece se como jovens cristãos levarmos a sério o tema “O Jovem e a Missão”, na teoria e prática e assim ter a restauração de Deus em nossas vidas de modo integral. Vivendo essa vida que é aprendida de maneira que tenha sentido para nós e para os que estão ao nosso redor.

Tantos são os desafios que temos para que pessoas saibam da salvação em Cristo Jesus. Tantos são os contextos que precisam saber que alguém os ama e veio proporcionar a liberdade com cuidado e acolhimento para uma vida plena. São crianças, usuários de drogas, tribos urbanas, refugiados, idosos, universitários, os pobres e oprimidos, nossas familiares, nossos lares, tantos vizinhos, tantos colegas de trabalho do mesmo setor e tantos colegas de classe que se sentam na carteira ao lado. Somos parte de outro grupo de “tantos”, os tantos que estão firmes no objetivo da proclamação com a visão da missão do Pai e que anseiam para que amigos se juntem a nós nos desafios e que assim muitas vidas sejam servidas.

Não fique de fora do que Deus está fazendo no mundo! Transforme o mundo com a sua vocação. Participe como jovem da missão de Deus. Viva de maneira missional e siga assim glorificando-O e deixando a sua marca no mundo!

Filipe Costa de Almeida

Avatar

SOBRE O AUTOR

Filipe Costa Almeida

POSTE UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *