Dicas de um rei aos ansiosos

6 de abril de 2021

 “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” (Salmos 94.19)

Desde o início da pandemia de covid-19, a ansiedade atinge cada vez mais pessoas, inclusive jovens, adolescentes e crianças. A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, mas que pode virar um problema quando leva a pessoa a experimentar reações fisiológicas intensas (coração acelerado, tonturas, tremores, insônia, falta de ar e etc.). Se você faz parte do grupo dos ansiosos, quero que saiba que não está sozinho!

Quero trazer a sua memória a história de um rei do Antigo Testamento que passou por momentos de muita angústia, mas que não deixou o medo dominar. Em 2 Crônicas capítulo 20, o escritor nos conta sobre como o rei Josafá e o povo de Judá testemunharam um grande livramento da parte do Senhor. Em um momento de angústia, quando um enorme exército de inimigos marchava contra eles e ninguém sabia o que fazer, o rei Josafá juntamente do seu povo buscaram firmemente a Deus. (Desafio você a fazer a leitura de 2 Crônicas 20).

Diante disso, quero pontuar quatro coisas que devemos fazer em momentos de crise e angústia:

  • Buscar ao Senhor. A primeira coisa que o rei Josafá fez diante do problema, foi buscar ao Senhor! Ele orou, se humilhou e reconheceu diante de Deus sua impotência. Devemos reconhecer nossa pequenez diante de um Deus tão grande e bondoso e entregar à Ele nossas angústias e preocupações.
  • Reconhecer a soberania de Deus. Josafá era rei sobre todo o Judá, ele exercia poder sobre as pessoas. Mas ele reconheceu a soberania de Deus diante de toda a nação: “Tu és forte e poderoso, e ninguém pode resistir ao teu poder.” (v. 6). Será que temos reconhecido o poder e autoridade do Senhor diante das lutas?
  • Lembrar o que o Senhor já fez. Lembra de algum problema que parecia ser o fim do mundo e que o Senhor te segurou a mão? Foi exatamente isso que aconteceu com Josafá. Ele trouxe à memória a fidelidade do Senhor quando tirou o povo cativo do Egito e trouxe até a terra prometida. Lembre-se de tudo o que Senhor já fez, e de quantos “presentes” já recebeu dEle.
  • Cante. Isso mesmo, cante! Josafá mandou o povo de Judá e os moradores de Jerusalém confiarem no Senhor, pois Ele daria a segurança necessária na hora da batalha. Também ordenou que alguns levitas marchassem à frente do exército, louvando a Deus e cantando, dizendo: “Louvem a Deus, o Senhor, porque o seu amor dura para sempre.”

Não importa o tamanho das nossas dificuldades. Precisamos buscar a Deus em oração, reconhecer Sua soberania, trazer a memória todas as bênçãos que Ele já nos deu e descansar.

 “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5.7)

Avatar

SOBRE O AUTOR

Jumap

POSTE UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *